sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Cerveja: Fuller’s Organic Honey Dew

Cerveja com cara de Guaraná.
Esta é a Fuller's Organic Honey Dew

Tomar cerveja é um ato bem simples. O sujeito abre a lata ou a garrafa, coloca a bebida no copo e parte pro abraço. Porém há quem goste de dar outro sabor para a bebida decorando e “temperando” a borda do copo com limão e sal. Há também alguns bebedores que misturam Coca Cola à cerveja. Mas já pensou colocar pedras de gelo e rodelas de laranja no seu copo? Isso mesmo, tomar cerveja como se estivesse tomando um Guaraná? É o que irá acontecer se você experimentar a Fuller’s Organic Honey Dew.

A cerveja é orgânica e leva mel na sua composição o que a deixa com um sabor mais adocicado. Além disso, a bebida dá uma sensação de leveza a cada gole. Ela é de origem inglesa e é uma ótima opção para ser apreciada em dias de muito calor devido à adição das pedras de gelo. Além da laranja você pode também experimentá-la com limão.

A Fuller’s é uma tradicional cervejaria inglesa que conta com mais de 160 anos de experiência e, como quase todas as cervejarias, tem origem familiar. A cervejaria ocupa o prédio da antiga cervejaria Griffin que produziu cervejas por mais de 350 anos, em Londres. Douglas e Henry Thompson e Philip Wood – antigos donos do negócio – procuraram John Fuller, no século 19, para que John investisse na empresa para que ela se mantivesse na ativa. John se juntou á parceira em 1829, mas em 1841 a parceria foi desfeita. Em 1845 John Bird Fuller, filho de John, se uniu à Henry e a seu cunhado John Turner, fundando a Fuller Smith & Turner – nome usado pela empresa até hoje.

Ficha técnica:

Tipo: Golden Ale
Teor alcoólico: 5%

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Cerveja: Heineken



Dando início a este blog trago para vocês como primeira cerveja a Heineken. Ela é sem dúvida nenhuma a minha favorita. Uma pena que eu não a encontre em todos os lugares porque dentre as cervejas mais simples de se ter em um bar ou restaurante Brahma, Skol, Bohêmia, Itaipava e Original ainda são as mais consumidas.

A cervejaria é de origem holandesa e começou a produzir a bebida 16 de dezembro de 1863 por Gerard Adriaan Heineken, o fundador da marca. De lá pra cá a bebida se tornou uma das mais consumidas no mundo e está presente em mais de 70 países e é a terceira maior cervejaria do globo.

Em 2013 a Heineken comemorar 140 anos e na foto abaixo você vê um kit comemorativo lançado pela marca chamado “Episodies”. São quatro garrafas metálicas e cada uma representa um momento importante na história da cervejaria.

Kit "Episodies" conta a história dos 140 anos da Heineken em quatro garrafas

A garrafa Paris 1889 relembra o ano em que a Cervejaria Heineken venceu o “Grande Prêmio Mundial de Cervejas”, na França, com o título de “Melhor Cerveja do Mundo”. Já a Amsterdam 1931 faz registro ao ano em que a marca ganhou a estrela vermelha em seu logotipo que representa os cinco elementos necessários para a produção da cerveja: cevada, lúpulo, água, a levedura ‘A’ – que é exclusivamente usada na cerveja, e o toque mágico do mestre cervejeiro. A garrafa World 2013 celebra os 140 anos desde a criação da fórmula da bebida em 1873 e desde então não houve alterações na composição. E por fim a garrafa The Future foi feita depois de um concurso cultural promovido pela marca convidando os consumidores para imaginarem como seria a embalagem da Heineken em um futuro distante. Os vencedores da competição são Lee Dunford e Rodolfo Kusulas que colocaram o mapa mundi no formato da estrela remetendo à  internacionalização da marca e à conexão que a mesma faz com o espírito livre e aventureiro dos consumidores. Do outro lado há um desenho em formato de “S” com estrelas verdes e uma vermelha. Item digno de colecionador!

Ficha técnica

Tipo: Premium American Lager
Teor alcoólico: 5%

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Senta aí e vamos tomar uma!




Considerada uma das paixões nacionais e mundiais, a cerveja é uma bebida que ao longo dos tempos angariou fãs que não resistem á mistura de malte, cevada, lúpulo e água. Um deles é este jornalista que vos escreve e que os convida para fazer uma Volta ao Mundo Cervejeira a bordo deste blog.

É bem verdade que ainda não sou um Beer Sommelier, mas apenas quero compartilhar as minhas experiências de degustar diferentes tipos de cervejas e poder sugeri-las a vocês.

Sejam todos bem-vindos e bem-vindas e a pergunta que não quer calar é: “Vamos bebeer?”