Curiosidades sobre a cerveja

No mundo cervejeiro há muitas curiosidades que o cerca. Por isso, veja abaixo uma lista com as mais variadas curiosidades sobre essa bebida que tanto amamos!

- Depois da água e do chá, a cerveja é a terceira bebida mais popular do mundo.

- Os alemães produzem cervejas desde o século 11, e possuem a fábrica mais antiga do líquido na Europa.

- Levantamentos arqueológicos afirmam que a receita mais antiga de cerveja que se tem noção é de 5.000 a.C. e foi escrita em tábuas de pedra.

- Quanto mais aromática, mais largo deve ser o copo. Essa é uma regra para aproveitar melhor as características que esses rótulos mais aromáticos podem oferecer.

- Atualmente, o país que mais consome cerveja é a República Tcheca, onde a média anual para cada habitante é de 156 litros. O Brasil está na 33ª posição.

- O consumo moderado da cerveja ajuda a prevenir doenças como a anemia e problemas cardiovasculares. Estudos apontam também que a cerveja possui compostos de ação antiinflamatória existentes na maioria das receitas. As cervejas possuem também características sedativas e que induzem o sono, reduzindo o estresse. A cerveja possui, além dessas, varias características que você encontra na bula de remédios farmacêuticos como a ação diurética que pode ajudar a combater problemas de bexiga ou o estimulo do fluxo sanguíneo criado pelo Lúpulo.

- Benjamin Franklin, um dos pais fundadores dos Estados Unidos, era apaixonado por cerveja e, certa vez, chegou a afirmar que a existência das fermentadas é a prova de que Deus nos ama.

- A cervejaria mais antiga do mundo é a cervejaria de origem alemã chamada Weihenstephan que está na ativa desde o ano de 1.040 e até hoje é considerada um dos maiores polos de formação de Mestres Cervejeiros do mundo.

- Ao contrário do que muitos acreditam, estudos recentes mostram que beber cerveja não dá barriga, ou seja, não aumenta a quantidade de gordura na região abdominal do consumidor porque na verdade a cerveja tem 0% de gordura.

- A espuma da cerveja, comumente chamada de colarinho, tem função especial e significativa para o consumidor de cerveja assíduo já que, ao contrário do que muitos pensam, ela não serve para “enfeitar” e sim para servir como um isolante térmico, preservar o aroma original e o gás da cerveja durante mais tempo no seu copo.

- O Rio de Janeiro é o estado nacional que mais consome a bebida, com um consumo de cerveja chegando a uma média de 90 litros por pessoa ao ano.

- Uma latinha de cerveja tem a metade de calorias de um copo de suco de laranja (sem açúcar).

- Depois de gelada e tirada da geladeira, há que se consumir todo o líquido de uma vez.

- Com 90% de água, a cerveja é altamente hidratante. E com tipos que tem entre 3 e 5% de teor alcoólico, a cerveja estimula o metabolismo – sendo ingerida com moderação. Além disso, há vitaminas, carboidratos, proteínas e aminoácidos na composição.

- Cenosilliacaphobia é o nome da doença de quem tem medo de copo vazio.

Fontes
http://www.sociedadedacerveja.com.br
http://www.machoemserie.com/
http://papodebar.com

www.oloxa.blog.br

2 comentários: