terça-feira, 11 de novembro de 2014

Cerveja: Estrella Damm


Olá cervejeiros e cervejeiras! Tudo bem?

cervejas que carregam consigo um elemento único: a emoção. Afinal, a bebida costuma ser opção de muitos para celebrar bons momentos. Comigo não é diferente. E nesta segunda-feira estou um tanto quanto saudoso porque há exatos 365 dias tive um dos momentos mais inesquecíveis na minha vida em que uma cerveja coroou esse momento de celebraçãoDia 10 de novembro de 2013: o dia em que conheci o Camp Nou!

É isso mesmo. Há um ano realizei este grande sonho de poder pisar em um dos mais sagrados solos futebolísticos mundiais. Solo este em que o meu maior ídolo do momento desfila com o seu futebol: Lionel Messi.



Então vamos comigo por essa viagem nas minhas memórias desse dia tão especial?

A viagem

Em novembro de 2013 tive uma grande oportunidade de fazer minha primeira viagem internacional. E – de quebra – ainda seria uma longa viagem durante todo o mês de uma travessia marítima da Europa até o Brasil. Na companhia da namorada, meus sogros e minha cunhada parti rumo ao Velho Mundo para dois cruzeiros em que pude conhecer cidades da Itália, Espanha e Portugal. E uma das cidades era Barcelona!

Aproveitei essa oportunidade e corri para comprar os ingressos para visitar o estádio do Barça. E quase que no mesmo instante fiz uma promessa cervejeira: “assim que eu sair do Camp Nou vou comprar a primeira Estrella Damm que eu encontrar para comemorar a realização deste sonho!”

Camisa: Comprada
Cerveja: Degustada
Sonho: Realizado
A degustação

E a degustação ocorreu mais rápido do que eu pensei. Logo na saída do estádio fui procurar por um banheiro dentro da lanchonete do clube. E, como na Europa é diferente do Brasil, o uso de toaletes só é permitido na maioria dos locais por clientes que consomem no local. E quando fui procurar algo para comprar logo vi ao fundo do balcão aqueles letreiros tipo Fast Food indicando todas as opções disponíveis. Uma delas era a Estrella Damm. Aí foi só partir para o abraço. E pelo que podem ver nas fotos deste post, fui sendo perseguido pela marca nas cidades de Palma de Mallorca e Valência e acabei tomando a Estrella Damm não só na saída do estádio como também no jantar e no dia seguinte no porto antes de embarcar no segundo navio da viagem.



O jornalista e blogueiro Renan Geishofer em praça de Palma de Mallorca (Espanha)

O jornalista e blogueiro Renan Geishofer em quiosque da Estrella Damm em Valência (Espanha)

Camp Nou
O jornalista e blogueiro Renan Geishofer no Camp Nou (Barcelona/Espanha)

Mas quem é a cervejaria Damm?


August Damm e funcionários da cervejaria Damm
A cervejaria tem o seu início marcado por uma guerra. August Kuentzmann Damm e sua esposa Melanie abandonaram as terras da Alascia na primavera de 1872 por causa da guerra entre França e Prússia. E como ocorreu com outros tantos imigrantes, August escolheu a cidade de Barcelona para se abrigar e retomar a vida e fundou, em agosto de 1876, a cervejaria Damm que conta hoje com cervejeiros herdeiros da família Damm que seguem o legado de August de produzirem cervejas há quase 140 anos.

A cervejaria é uma das líderes de mercado na Espanha e também na cidade de Barcelona. Afinal, há mais de 20 anos é uma das marcas que patrocinam o time do Barcelona. E esta é uma grande oportunidade que cervejarias podem apostar ainda mais: agregar a sua imagem a de grandes equipes e atletas do mundo. De modo que este brasileiro ficou com tanta vontade de experimentar esta cerveja.

FC Barcelona

Mas como é a Estrella Damm?

O casal cervejeiro
Danielle Vogel e Renan Geishofer
degustando uma Estrella Damm
no porto de Barcelona
A cerveja é produzida desde a fundação da cervejaria em 1876 e leva em sua composição o seu próprio malte. Sendo, segundo o site da cervejaria, uma das poucas na Espanha e no mundo a produzir seu próprio malte. O que pode se assemelhar a capacidade que o time catalão tem em revelar craques em suas categorias de base.

E esta cerveja se tornou tão especial para mim que até faço vista grossa para a presença de arroz e milho na sua produção. Desta vez passa, viu?!

É então uma lager bem padrão. De cor dourada bem limpa e brilhante, média formação de espuma, é refrescante e o sabor não tem nada de muito especial e diferente. Exceto pelo fato de ser a cerveja que coroou este grande momento na minha vida.

Por ser uma Lager, ela harmoniza com o paladar do brasileiro que consome esse tipo de cerveja com todos os tipos de pratos. Sendo um dos estilos dos mais democráticos por aqui. Então pode consumi-la sem medo e da forma como preferir.


Esta foi a Estrella Damm, a cerveja de um dos momentos mais inesquecíveis da minha vida. E como vocês leram na semana passada, também foi uma das cervejas mais especiais e marcantes para a minha namorada (a primeira colunista do Passaporte “Vamos bebeer?”). Afinal, com ela ao meu lado todos os momentos são especiais e inesquecíveis.

Um brinde especial neste dia inesquecível

Ficha técnica
Tipo: Standart Amercian Lager
Teor alcoólico: 5,4%

Seu bolso pergunta
Valor médio: R$ 10,00 (330 ml)
Onde encontrar? Loja Puro Malte

Onde tomei pela primeira vez? Lanchonete do estádio Camp Nou em Barcelona
Por que tomei? Para comemorar a realização do sonho de conhecer o Camp Nou

A viagem foi realizada junto à agência de viagens Mar de Cruzeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário