sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Cerveja: Bierbaum (Vienna Lager)


Olá cervejeiros e cervejeiras! Tudo bem?

Nesta semana assistimos ao amistoso do Brasil contra a Áustria no que foi o último jogo da seleção canarinho no ano de 2014. Ano que ficará marcado para sempre como o ano do 7 X 1 contra a Alemanha. E se o time austríaco mostrou aos brasileiros sua força no futebol chegando ao final do ano com apenas uma derrota, no quesito cerveja o país europeu também não deixa a desejar. Afinal, vem da Áustria um estilo de cerveja cheio de personalidade e que possui aromas e sabores variados na medida certa. Falo, claro, do estilo Vienna Lager. E a cerveja indicada será a catarinense Bierbaum Vienna da Cervejaria Bierbaum.

O estilo Vienna Lager

A cerveja Vienna Lager foi criada em 1841 por Anton Dreher na capital austríaca e o interessante é que o estilo está quase extinto na sua terra natal e tem sido muito consumido no México – para onde Santiago Graf o levou em 1899.

É um estilo dentro da família cervejeira mais famosa e consumida no mundo: a Lager. Cervejas de baixa fermentação e que têm esse nome derivado da palavra alemã lagern que significa algo como armazenar. O termo fazia referência ao fato de que tinha de se armazenar este tipo de cerveja em locais onde a temperatura era muito baixa e por longos períodos de tempo antes de serem consumidas. Ou seja: as lagers devem ser degustadas beeeeem geladas. Da mesma forma como as Vienna Lagers.

Esse estilo é pouco divulgado e produzido e refresca tanto quanto uma cerveja Pilsen ou Weiss. Só que com o aditivo de ser uma cerveja com coloração e aromas mais destacados. Aos olhos chama a atenção para a coloração acobreada brilhante. O olfato experimenta aromas que remetem a caramelo. E as papilas gustativas sentem um mix com o amargor do lúpulo e toques adocicados do malte.

É, portanto, um dos estilos que eu mais curti degustar até hoje.

Mas e a cerveja?

A Bierbaum Vienna é uma cerveja da Cervejaria Bierbaum que surgiu em 23 de abril de 2004 na cidade de Treze Tílias (SC). Foi fundada pelos irmãos Bierbaum e a fábrica foi construída em um anexo do tradicional Restaurante Edelweiss. A construção do local - ao estilo alpino muito característico da região dos alpes austríacos – foi preservada.

As cervejas são todas produzidas com ingredientes da Áustria e da Alemanha seguindo também a Lei de Pureza Alemã de 1516. E a Bierbaum Vienna possui quatro tipos de malte de cevada especial e um tipo de malte de cevada Pilsen. A coloração (como podemos ver na foto) é avermelhada, o aroma tem forte presença cítrica - por ocasião dos três tipos de lúpulo utilizados - além de leves notas adocicadas sugerindo caramelo vindas do malte.

O sabor é bem complexo. No início nota-se a presença de malte. Em seguida sentimos leves notas adocicadas e uma posterior percepção de lúpulo. De modo que é uma bebida fácil de beber e que fica com um amargor persistente no final do gole.

O que a cervejaria recomenda é a harmonização com queijos (Gruyère, Gouda e Provolone), carnes vermelhas e grelhadas. De modo que eu a consumi junto com um Filé à Parmegiana e posso garantir que a cerveja e o prato harmonizaram tão bem quanto acertar um chute firme no ângulo e marcar um golaço (como o do meia Roberto Firmino).

Ficha técnica
Tipo: Vienna Lager
Teor alcoólico: 5,4%

Seu bolso pergunta
Preço médio: R$ 20,00 (600 ml)
Onde encontar? Eu a encontrei no restaurante Degas na Avenida Pompéia em São Paulo

Onde tomei pela primeira vez? No restaurante Degas Pompéia
Por que tomei? Para conhecer

Nenhum comentário:

Postar um comentário