quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Cerveja: Colorado Indica

Cervejaria Colorado

Olá cervejeiros e cervejeiras! Tudo bem?

Cá estamos no pós-eleição presidencial. E errou quem acreditava que os eleitores se acalmariam depois do resultado das urnas. Afinal, a vitória de Dilma Rousseff motivou uma enxurrada xenofóbica com eleitores que chegaram a desejar que o país fosse dividido. Afinal, ~ por culpa do povo nordestino ~ o PT continuou no poder.

Este blogueiro reconhece que é fundamental para um país que haja debate político, mas repudio qualquer tipo de preconceito. Ainda mais com o povo nordestino que é um dos que mais sofre na história do nosso país e continua muito carente de investimentos.

Por essa razão, venho mostrar que se não fosse o nordeste – e a rapadura – não teríamos aqui no interior de São Paulo a produção de uma das melhores IPA’s do Brasil: a Colorado Indica.


Vamos conhecê-la?

Aquela que é doce, mas não é mole

Um dos doces mais típicos do Brasil, a rapadura surgiu como solução para o transporte de açúcar em pequenas quantidades para o consumo das pessoas. Afinal, no século XVI não havia tecnologia que impedisse que os grãos de açúcar fossem mantidos estocados sem umedecerem ou melarem. De modo que a rapadura podia ser transportada e consumida por viajantes mantendo-se intactas por meses.

O processo de fabricação consiste na moagem da cana-de-açúcar, fervura do caldo depois da decantação para limpeza de impurezas, moldagem e secagem. Os sertanejos nordestinos já consumiram muita rapadura com a farinha em seus locais de trabalho. Há ainda quem adicione castanha-de-cajú, coco e amendoim.

Cervejaria Colorado
O estilo Colorado

A cervejaria Colorado é - sem sombra de dúvidas - uma das maiores e mais famosas cervejarias artesanais do país e ciente de que nosso Brasilzão é plural em estilos, sabores e aromas, se beneficia desse cenário. Afinal, se no país faz sucesso o “chiclete com banana”, café com leite, rock com maracatu e solos de guitarra com tambores de candomblé, por que não produzir cervejas “misturadas”?!

E assim nasceram as cervejas Colorado que levam ingredientes como café, mandioca, mel, castanha do Pará e a rapadura.

A Colorado é uma das pioneiras no mercado cervejeiro artesanal do país (desde 1996) e acumula prêmios nacionais e internacionais. Tanto que países como França e Estados Unidos também já conhecem os sabores da cerveja do Urso de Ribeirão Preto

Mas e a cerveja?

Cervejaria Colorado

Já começo essa análise com uma provocação que justifica a minha escolha dessa cerveja como a cerveja do momento político-social do país. De início cito o estilo da Colorado Indica: uma India Pale Ale. Ou seja, é o estilo que nasceu na Inglaterra – podendo ser adorado, então, pelo público ~ elitizado/sulista do Brasil ~ que pode sair por aí se gabando de só tomar cervejas importadas. Em contrapartida a rapadura - tão popular no Nordeste - entra em cena mostrando que é um grande alimento e grande opção para a gastronomia. De modo que a tradição cervejeira inglesa faz um mix perfeito com a originalidade e simplicidade dessa iguaria Made in Brazil.

Cervejaria Colorado
A cerveja, portanto, é produzida com malte (convencional e tostado) e lúpulo (inglês) rigorosamente selecionados, água do aquífero Guarany (uma das maiores e mais puras reservas de água doce do mundo) e rapadura. Uma soma perfeita vencedora de muitos prêmios.

O sabor da cerveja é o de uma IPA tradicional com aroma e amargor bem balanceados. Como não poderia deixar de ser, há uma doçura devido à adição da rapadura. Mas é uma doçura também bem equilibrada e que não “enjoa”. Muito pelo contrário. Afinal um gole pede outro, outro, outro...

A Colorado Indica harmoniza bem com pratos mais fortes e picantes e também com queijo gorgonzola.

Esta é uma das melhores IPA’s que eu já provei e a Colorado acerta em dizer que suas cervejas de tão plurais tornaram-se únicas. E de tão brasileiras tornaram-se internacionais.

Então preconceituosos de plantão, pensem bem antes de cogitarem a divisão do país. Afinal, o nosso país precisa muito de todas as regiões. E vão lá tomar uma Indica para acalmarem os ânimos, abestados...

Um brinde ao Brasil!

Cervejaria Colorado
Ficha técnica
Tipo: India Pale Ale
Teor alcoólico: 7%

Seu bolso pergunta:
Preço médio: R$ 15,00 (600 ml)
Onde comprar? Fácil de encontrar em muitos supermercados como Pão de Açúcar e Mambo

Onde tomei pela 1ª vez?
Churrasco com o amigo Aureo Barbosa em sua loja Novarte Acabamentos.

Por que tomei?
Convidados do churras me convidaram para provar. Aí matei a vontade de conhecer!

Novo fã
Indiquei esta cerveja para o meu chefe Gabriel Cinquini no meu primeiro Happy Hour com a equipe da Altamidia e o cara pirou. Virou fã de carteirinha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário