quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Evento: “Vamos bebeer?” no Heineken Global Bartender Final


Olá cervejeiros e cervejeiras! Tudo bem?

Nesta retomada das atividades deste blog eu disse algumas vezes que teríamos por aqui novos conteúdos além de simplesmente analisar as cervejas que eu degusto. No começo deste mês lancei a coluna Passaporte “Vamos bebeer?” e quis o destino que o primeiro evento a que fui convidado a participar foi justamente o da minha cerveja favorita. Inclusive, foi ela a primeira a ser indicada aqui no blog. Sim, amigos e amigas! Estou falando da Heineken!

E nessa onda de ter sido a primeira cerveja do blog e de ser este o primeiro evento com cobertura do blog, nada melhor do que ser um evento com o foco principal no primeiro passo para que um cervejeiro seja realmente considerado cervejeiro: saber como tirar um chope.


O evento

Ocorre que no dia 18 de novembro foi realizada, no bar Casa 92 (em São Paulo), a Final Nacional do evento Heineken Global Bartender que premia o bartender que melhor sabe tirar um chope da Heineken no Brasil. O grande vencedor concorrerá na finalíssima mundial em Amsterdã, na Holanda, no dia 15 de abril de 2015.

E o felizardo é Edipo Ortega Mesquita, do bar curitibano Txapela, que desbancou concorrentes vencedores das fases regionais que representaram bares de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e do Ceará.

A avaliação

Quatro jurados especialistas avaliaram os profissionais levando em conta cinco passos do método "Star Serve" para se conseguir o chope perfeito: enxague do copo, tirar o chope, cortar a espuma, apresentação e a checagem final na hora de servir.

Os jurados foram: Juliate Rossi (Gerente de Operações de Chopp da Heineken), Veridiana Carvalho (Gerente da marca Heineken), Raphael Rodrigues (Blog All Beers) e Fabio Wright (site Taste and Fly).

Com a palavra, o melhor bartender do Brasil

Na teoria tirar chope pode ser algo muito simples. Mas saber lidar com o nervosismo da competição acabou sendo fator decisivo para definir o vitorioso. Edipo Mesquita soube driblar a tensão e com muita personalidade serviu os chopes aos jurados de maneira bem tranquila e saiu do Casa 92 com o passaporte carimbado para sua primeira viagem internacional.

Ao “Vamos bebeer?”, ele disse estar confiante com a disputa na Holanda. “Vamos lá mostrar que o Brasil não é bom só no futebol e que sabe também como tirar um bom chope!”, pontuou o Chefe de Bar.

O Taxpela, bar onde Edipo trabalha, tem inspiração na cultura do País Basco. Por isso que na sua camisa havia estampa da bandeira do País Basco e o escudo do Barcelona. Perguntado se ele achava que os deuses do futebol catalão (como Cruyff, Rivaldo, Messi e Neymar) o ajudaram na disputa, ele brincou dizendo que ele sabia que o Neymar estava torcendo por ele.

A experiência de Edipo vem de longa data. Ele já trabalha na noite a mais 10 anos e há mais de três no Txapela. Mesmo assim, houve uma preparação prévia com a equipe do bar que mostrou ter feito a diferença. “A adrenalina está lá em cima, mas vamos lá para ganhar!”, finalizou o grande vencedor da noite.


Os outros competidores


Também concorreram:

Iole Rocha Godinho do Bar Boozer’s Pub & Hostel (CE)
Jairo Alvim da Gama do Bar Jet Lag Pub (SP)
Jorge Gesuilo do Bar Adriano Imperador da Cerveja (MG)
José Edvânio da Silva do Bar The Joy (SP)
Marcelo Freire Arretche do Bar Heinz Beer (RS)
Rudson Filipe da Costa Guimarães do Bar La Esquina Teatro Bar (RJ)

No evento

Foi uma noite muito especial poder estar em um evento tão bacana e importante como este.

Pude tomar meu chope favorito e na companhia de velhos e novos amigos do universo cervejeiro (como você ver nas fotos dessa cobertura informal feita pelo “Vamos bebeer?”).


Com os amigos do Portal EL HOMBRE, Pedro Nogueira (Editor-chefe) e Felipe Lex (Editor de Comportamento)


Com as novas amigas do blog Meninas no Boteco (Carolina Ronconi e Adriana Dias)


Com os novos amigos do Canal TV Brejada (Kadu Mendes e Alessandra Bertoni)


Com o novo amigo cervejeiro do blog AllBeers (Raphael Rodrigues)


E com a equipe da Heineken (Clarissa Carvalho - Coordenadora de Comunicação Externa – e Gabriel Guimarães - Assessor de Imprensa) a quem agradeço o convite a receptividade durante todo o evento!

Um pouco mais sobre a Heineken

A Heineken chegou ao Brasil em maio de 2010 após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA. No país, a empresa gera cerca de 2 mil empregos e possui sete cervejarias localizadas em Jacareí (SP), Araraquara (SP), Gravataí (RS), Ponta Grossa (PR), Feira de Santana (BA), Pacatuba (CE) e Manaus (AM).

Com capacidade total de produção de 19 milhões de hectolitros, são produzidos e comercializados no país os seguintes produtos: Heineken, Desperados, Sol, Kaiser, Kaiser Radler, Bavaria, Bavaria Premium, Bavaria Sem Álcool, Xingu, Amstel, Gold. A companhia importa ainda as marcas Dos Equis (do México), Birra Moretti (da Itália), Edelweiss (da Áustria) e Murphy’s Irish Stout (da Irlanda).

É a marca de cerveja premium mais internacional e valiosa do mundo, a Heineken está presente em quase todos os países. A Heineken opera 165 cervejarias em mais de 70 países e em 2013 vendeu 195,2 milhões de hectolitros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário