sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Cerveja: Beck's


Cerveja saborosa, jovem e com aquele toque que somente as bebidas alemãs conseguem ter. Esta é a Beck’s, que se descreve como uma cerveja de extrema pureza, sabor distinto, espírito progressivo, apelo autêntico e cosmopolita. Assim, a Beck’s se propõe a ser a companhia ideal para o cervejeiro em suas viagens para descobrir o mundo.

A Beck’s foi fundada em 27 de junho de 1873 quando o mestre cervejeiro Heinrich Beck, o engenheiro Lüder Rutenberg e Thomas Bay, resolveram formar a cervejaria Kaiserbauerei Beck & May, na cidade de Bremen (norte da Alemanha). A Beck’s Pilsner Premium foi a primeira bebida produzida por eles e que seguiu à risca a Reinheitsgebot – a Lei da Pureza da Cerveja de 1516 – que define que a cerveja deve ser produzida utilizando somente malte de cevada, lúpulo e água. A cerveja era comercializada em pequenos estabelecimentos da cidade.

No ano de 1875 a cervejaria adotou o nome Kaiserbauerei Beck & Co., depois da saída de Thomas May da sociedade. Já em 1876 surgiriam três ícones da marca: a chave que aparece nos rótulos da cerveja e que representa a “Key of Bremen” (chave da cidade de Bremen), o rótulo oval e a tradicional garrafa verde (para que a luz não alterasse o sabor da cerveja) – o que foi considerada uma grande inovação para a época porque outras cervejas eram vendidas em garrafas de cor âmbar.

Outro fato importante daquele ano foi a eleição da Beck’s como melhor cerveja do mundo em uma tradicional feira realizada na cidade de Filadélfia nos Estados Unidos. Com o reconhecimento mundial, as primeiras exportações da cerveja começaram em 1886. Em 1893, a cervejaria foi apenas a segunda da Alemanha a estabelecer seu próprio laboratório de bacteriologia.

Na década de 1920 a empresa adquiriu várias pequenas cervejarias o que fez com que a cervejaria se estabelecesse ainda mais no mercado. Em meados desta década, com a queda acentuada nas vendas devido a grande depressão americana, a empresa inaugurou duas fábricas na Ásia, localizadas na Indonésia e em Singapura, para poder disputar mercado com marcas japonesas nessa região. Um dos períodos mais difíceis para a empresa começou em 1939 com o início da Segunda Guerra Mundial, quando as exportações foram praticamente interrompidas para suprir o fornecimento interno e de pequenos mercados locais europeus. As exportações recomeçaram somente ao término do conflito, em 1948, depois de uma grande reestruturação da empresa, com as primeiras 200 caixas sendo exportadas para a cidade de Bangkok na Tailândia. No ano seguinte a cerveja reapareceu no mercado alemão depois de uma década de ausência.


No ano de 1975 a cervejaria decidiu atender a bares e restaurantes com seus tradicionais barris, antes, a cerveja era encontrada somente em sua famosa garrafa verde nesses estabelecimentos. Em 1984 a Beck’s foi introduzida no mercado britânico, se tornando rapidamente a cerveja importada número 1 da Inglaterra. Na década de 1990 a cervejaria ingressou em vários mercados, como por exemplo, o asiático, australiano e africano, fortalecendo ainda mais sua presença internacional.


No ano de 2002 a cervejaria, até então administrada por famílias locais, foi adquirida pelo poderoso grupo belga Interbrew AS, que pagou US$ 2.1 bilhões, passando a ter uma forte distribuição no mundo inteiro.

Além da tradicional garrafa verde um dos mais fortes símbolos de reconhecimento da marca é seu tradicional rótulo oval, cujo principal ícone é a “Key of Bremen” (chave da cidade de Bremen), na verdade uma imagem espelhada do brasão de armas da cidade alemã.

“Ein Beck's auf die schönen seiten des winters”  (A Beck está no lado belo do inverno). Mas ela vai bem em qualquer temeperatura























A Beck’s tem sabor semelhante ao da Heineken, Amstel e Carlsberg. É uma Lager com leve amargor. É produzida com cevada do sul da Inglaterra, uma cepa de levedura, a água do rio Rotenburger Rinne e lúpulo Hallertau do sul da Alemanha.

E com esse intercâmbio de sabores a Beck’s está presente em mais de 100 países sendo uma das mais importantes marcas da cervejaria AB InBev, que exporta mais de 34 milhões de caixas a colocando como cerveja alemã mais exportada do mundo. Os maiores mercados da cerveja fora da Alemanha são: Reino Unido, Estados Unidos, Itália, Austrália, Ucrânia, Romênia e Rússia. A produção anual de Beck’s é superior a 7,2 milhões de hectolitros. Hoje, além da Alemanha, a cerveja é produzida em unidades na Bulgária, Austrália, Ucrânia, Sérvia, Montenegro, China, Nigéria, Romênia, Turquia e Bósnia.

Uma pena que ainda não encontrei a Beck’s em São Paulo, porque ela é uma dessas cervejas que valem cada gole. Gesundheit!

Ficha técnica
Tipo: Premium American Lager
Teor alcoólico: 4,8%


Com informações do blog Mundo das Marcas

4 comentários:

  1. na categoria, uma das melhores cervejas do mundo !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito boa cerveja.no entanto a Heineken continua sendo a melhor. Claro que a minha opinião é com somente 48 Becks consumidas. Mas, muito boa cerveja desde que a conheci.

      Excluir
  2. Parabéns pelo post! Há tanta cerveja na alemanha que eu, mesmo morando aqui, não sabia que Becks era "ein Deutsches Bier" (1 cerveja alemã) . Uma pequena correção, entretanto: Ao se brindar na alemanha se diz Prost. Gesundheit (saúde) se diz assim como no brasil, quando alguém espirra. Sucesso!

    ResponderExcluir
  3. cerveja que falta carbonatação, sinceramente é por que ficou atrás da heinicken. É uma boa cerveja, mas....

    ResponderExcluir