quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Cerveja: Mahou 5 Estrellas


Olá cervejeiros e cervejeiras! Tudo bem?

Não há nada melhor do que poder degustar uma cerveja junto dos amigos. Ainda mais com aqueles mais chegados a quem podemos chamar de irmãos. E hoje é um dia em que estou com muita vontade de poder fazer um brinde especial com um amigo-irmão que a vida me presenteou há quase 14 anos e que comemora aniversário neste 13 de novembro. Só não o farei porque o cara está morando em Madrid.


Mas já que não posso estar lá com ele, ao menos posso brindar daqui do Brasil em intenção de que ele seja sempre muito feliz e que conquiste todos os seus sonhos. E nada mais justo do que fazer esse brinde com uma cerveja madrilenha: a Mahou 5 Estrellas. Então, Guilherme Odri, sinta-se abraçado por este amigo que tanto quer o seu bem! Aquele efusivo! E para não perdermos o hábito: “Vai com Deus, cuidado e não corre...”.

A cervejaria Mahou

Hijos De Casimiro MahouA Cervejaria "Hijos De Casimiro Mahou" (Os Filhos De Casimiro Mahou) foi fundada em Madrid em 1890 pelos filhos de Casimiro (Alfredo, Enrique, Luis e Carolina Mahou). Logo no ano seguinte – em 1º de fevereiro de 1891- foi produzida a primeira cerveja da Mahou no centro de Madrid com tecnologia de origem alemã.

No ano de 1957 – no pós-guerra – a cervejaria muda de nome a passa a se chamar Mahou S/A em um processo de renascimento das atividades. A ponto de que em 1966 a cervejaria instala um novo sistema de distribuição de cerveja e refrigeração mais moderno visando o aumento das vendas de chopp. Fato que a colocou como primeira empresa espanhola a introduzir barris de alumínio substituindo os de madeira.

Mahou San Miguel
No ano 2000 nasce a Mahou San Miguel, nova cervejaria com a união das cervejarias Mahou e San Miguel (empresa fundada em Manila em 1890 e que se estabeleceu na Espanha em 1957). 

De modo que em 2007 as cervejas Alhambra passam a fazer parte de nova empresa. No ano de 2010 são feitos acordos internacionais de marketing com a alemã Warsteiner Brewery e a Carlsberg do Reino Unido. Em 2011 chegou ao grupo a empresa Solán de Cabras que traz também ao portfólio da empresa Mahou San Miguel itens como água e refrigerantes. E em 2014 a Mahou San Miguel estabeleceu sua primeira filial fora de Espanha com a aquisição de 100% da Arian Cervejarias e Destilarias Ltda na Índia.

É, portanto, uma das maiores cervejarias da Europa.

Mas e a cerveja?

A Mahou 5 Estrellas é uma cerveja com mais de 40 anos de história – tendo sido lançada em 1969 - e hoje está presente em mais de 40 países.

É uma típica lager comercial para ser popular. Dourada, com média formação de espuma, refrescante, com leve amargor, deve ser consumida bem gelada e se assemelha muito com as nossas cervejas comerciais. Ou seja: também leva milho em sua composição.

É uma cerveja que se adequa bem ao paladar do brasileiro que consome esse tipo de cerveja em com qualquer refeição. Mas o ideal é harmonizá-la com anchovas, bacalhau, camarão, caranguejo, empanadas, grão de bico, lagosta, lula frita, mexilhões, ostras, pizza de mussarela, salmão, entre outros pratos. Fica a dica para seu jantar, Gui!

Presente hoje em mais de 40 países, é uma a cervejaria de grande visibilidade no exterior. Essa visibilidade pode também ter como grande responsável o patrocínio da marca à Seleção Espanhola de futebol e aos times da cidade: o Atlético e o Real Madrid.

De modo que esta cerveja se enquadra bem na homenagem ao meu grande amigo. Afinal, um amigo 5 estrelas e campeão merece um brinde da cerveja que patrocina o time do melhor jogador do mundo!

Hala, Guizão!

Ficha técnica
Tipo: Standart American Lager
Teor alcoólico: 5,5%

Seu bolso pergunta
Valor médio: R$ 10,00 (330 ml)
Onde encontrar? Loja Nono Bier

Onde tomei pela primeira vez? Em uma praça de Palma de Mallorca (Espanha)
Por que tomei? Para conhecer e matar a sede!

Nenhum comentário:

Postar um comentário