terça-feira, 16 de julho de 2013

Cerveja: FAXE (Royal Export)


O Brasil de fato é um país abençoado por causa do seu clima, das paisagens naturais e da sua grande miscigenação cultural. Mas sabemos que ainda há um enorme abismo para que ele se torne uma potência socialmente mais justa com a grande massa da população. Podemos nos espelhar em países como a Dinamarca que possui o mais alto nível de igualdade de riqueza do mundo (tendo em 2011 sido considerado o país com o menor índice de desigualdade social do planeta). Essas razões colocam o país como um dos lugares mais felizes do globo. Mas também toda essa felicidade por ser somada a outro fator chamado FAXE Royal Export, a dica cervejeira deste post.

Esta cerveja é produzida pela cervejaria – de mesmo nome – fundada em 1901 com o nome de Fakse Dampbryggeri por Nikoline e Conrad Nielsen. Após a morte de Conrad Nielsen, em 1914, sua jovem viúva continuou a administrar a empresa com grande sucesso. No final da década de 1920 a rebatizada Faxe Bryggeri (que mudou de nome em 1914), passou também a fornecer refrigerantes para locais próximos. Trabalho esse que foi aumento o sucesso nas vendas resultando em um problema: a escassez de água. Na década de 1930, era necessário perfurar um poço para garantir o acesso à água suficiente e a 80 metros chegou a água calcária filtrada que Faxe Bryggeri, desde então, com base em sua produção. A água acabou por ser um excelente item para a produção da bebida – que como todos sabem a qualidade da água faz toda a diferença na produção de uma boa breja.

Em 1945 a administradora da cervejaria Nikoline se aposentou e seus três filhos passaram a tocar os negócios. Em 1956, a cervejaria foi transformada em sociedade anônima, e sob a gestão dos irmãos a cervejaria manteve ritmo acelerado de ampliação dos negócios até 1960. Durante esse período, os três irmãos morreram num período de três anos. Em 1960, o neto de Nikoline, Bent Bryde-Nielsen, tornou-se chefe de Faxe Bryggeri. Isto foi seguido por um período de expansão, lançamentos de novos produtos e da introdução de uma nova comercialização e princípios de distribuição.

Em 1989, a Faxe Bryggeri fundiu-se com a Jyske Bryggerier para formarem a segunda maior empresa de cervejaria da Dinamarca, agora conhecida como Royal Unibrew.

Entre 1997 e 1998, a Faxe foi ampliada com um novo empreendimento com armazenamento de até 600 mil litros e uma nova linha de lata – sendo produzidas 90.000 latas/hora.


Em 1999, foram investidas mais de 115 milhões de coroas dinamarquesas para a edificação de um armazém de vários andares de alta tecnologia e totalmente automatizada com capacidade para 18.500 pallets (que são aqueles estrados de madeira que fazem a base de empacotamento de produtos alimentícios).

No detalhe vemos a lata comemorativa que foi produzida por ocasião dos
110 anos de fundação da cervejaria


Essa cervejaria cheia de história produz a FAXE Royal Export, a mais vendida da companhia – que conta com sete sabores diferentes vendidos em mais 16 países. O lançamento da bebida foi em 1985 e no mesmo ano já foi eleita a cerveja do ano em seu país. No Brasil ela desembarcou nos anos 1990 já na versão de 1 litro nesta bela lata – digna de ser colecionada.

A bebida, apesar do teor alcoólico de quase 6%, é leve e tem um leve amargor. A coloração amarelo claro também é algo que agrada aos olhos. Vale cada gole!

Ficha Técnica:
Tipo: Premium American Lager
Teor alcoólico: 5,6%

5 comentários:

  1. Alguém tem esta FAXE 110 para negociar??

    maciptmg@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Que delicia, to fazendo estoque da azul e da preta mas a 110 não tenho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 110 é a idade, não a referencia da cerveja, a cerveja é a Lager, Premium de 5%.

      Excluir
  3. conheci essa cerveja agora, tenho a nova de 115 anos

    ResponderExcluir
  4. Bem bacana, só um detalhe, antigamente a água mudava o gosto da cerveja conforme sua fonte. hoje não mais.
    http://blog.clubedomalte.com.br/beer-backstage/agua-muda-o-gosto-da-cerveja/

    ResponderExcluir