quinta-feira, 18 de julho de 2013

Cerveja: DaDo Bier (Lager)



Já ouviram aquele velho ditado que diz “é o olho do dono que engorda o porco”? Pois bem. Eis um belo ensinamento que ele traz consigo: em todo o negócio o seu proprietário sempre irá fazer de todo o possível para dizer que o seu produto é o melhor por esse e aquele motivo. Mas me parece que no meio das micro-cervejarias apenas uma delas pode de fato se gabar de um título inquestionável: o de ser o pioneiro no setor. Alcunha que só a DaDo Bier – micro-cervejaria gaúcha – tem, afinal é a primeira do Brasil. E vem dessa cervejaria a nossa dica deste post: a DaDo Bier Lager.

Os trabalhos da cervejaria começaram em 22 de março de 1995 por Eduardo Bier – o Dado – que entre o final de 1992 e 1993 começou a pensar em montar esse negócio no Brasil. Mas como isso era novidade por aqui, ele teve que viajar para fora do país para estudar melhor e tema e também para trazer referências de como conduzir esse novo negócio – que foi idealizado para ter fábrica e restaurante. O primeiro endereço foi em Porto Alegre, mas em novembro de 1996 foi inaugurada a segunda casa, em São Paulo, e dois anos surgiu a terceira casa, no Rio de Janeiro. Inclusive o ponto paulistano chegou a ser considerado como a maior cervejaria-restaurante do mundo com capacidade de produção de 100 mil litros por mês.

Em 2004, enfim, a DaDo Bier passa a poder engarrafar as cervejas na sua própria fábrica, antes consumidas apenas nos restaurantes, e passa a comercializar a bebida. Já em 2009 a fábrica teve uma grande ampliação e foi transferida para cidade de Santa Maria (RS), onde conta hoje com uma capacidade de produção de 1.000.000 litros de cerveja ao mês.

E uma dessas cervejas é a DaDo Bier Lager, cerveja do tipo mais tradicional que costuma ser consumida no Brasil: a Pilsen. O sabor da bebida, elaborada com maltes selecionados e com o famoso lúpulo alemão Hallerteauer - que confere personalidade e sabor marcante – é bem balanceado e dificilmente desagrada o paladar de quem a aprecia. Vale cada gole!

Essa então é a primeira micro-cervejaria brazuca a seguir o Reinheitsgebot - o Decreto de Pureza da Baviera, criado em 1516 para orientar a produção cervejeira na Alemanha. E com quase 20 anos de atuação, a DaDo Bier mostra que soube como se tornar a primeira e uma das melhores micro-cervejarias do país.

Ficha técnica:
Tipo: Lager
Teor alcoólico: 5%

Um comentário: