quarta-feira, 31 de julho de 2013

Cerveja: Spitfire Kentish Ale

 

Assim como as Pilsens são consideradas – pelo menos por mim – como o estilo clássico das cervejas brasileiras, as Ales são as cervejas genuinamente inglesas. Não tem jeito. Seja por aqui ou lá na Terra da Rainha, quando você for comprar uma breja com sotaque inglês, ela certamente será uma Ale. Caso da Spitfire Kentish Ale, cerveja que será apresentada para você leitor neste post.

Há quem diga que beber cerveja não leva ninguém a lugar nenhum. Certo? Errado! E darei um ótimo exemplo disso. A Spitfire Kentish Ale é uma cerveja que carrega em seu DNA um caráter beneficente.

Ocorre que Spitfire é o nome do avião caça britânico mais usado pela Força Aérea local e Kentish é a cidade da Inglaterra onde ocorreu a Batalha da Grã-Bretanha  - batalha aérea entre a Luftwaffe (força aérea alemã) contra a Royal Air Force (força aérea britânica) durante a Segunda Guerra Mundial – tendo os aviões sido protagonistas da batalha. A cidade – para a nossa alegria - também é uma grande conhecida produtora de lúpulos.



Sendo assim a bebida foi lançada em 1990 para comemorar os 50 anos da batalha e levantar fundos para o “Royal Air Force Benevolent Fund” que ajuda os feridos em guerra, órfãos de pilotos entre outros assuntos correlatos. Inclusive a cervejaria Shepherd Neame – que engarrafa a bebida - é a mais antiga do Reino Unido com produção de cervejas desde 1698.

Já foram arrecadadas mais de 250.000 mil libras para uma série de instituições de caridade das forças armadas locais e tornou-se a primeira cerveja a ser aceita como um parceiro licenciado da RAF.

Em 2009 a cerveja ganhou a Medalha de Ouro do prêmio Monde Selection e em 2010 foi medalha de bronze na Copa do Mundo da Brewers Association.

A cerveja conta com três lúpulos que dão um amargor balanceado ao seu sabor. Já a cor dessa breja é o clássico avermelhado das brejas britânicas.

Esta é a Spitfire Kentish Ale, uma das Ales britânicas mais vendidas no mundo e que aterrissou aqui no “Vamos bebber?”.

Ficha técnica:
Tipo: Standard Bitter
Teor alcoólico: 4,5%

Um comentário: