sábado, 13 de julho de 2013

Cerveja: 1795



Quando pensamos em um país que tem tradição na fabricação de cervejas, a Alemanha é um dos mais lembrados por nós. Mas há outro país, vizinho dos alemães, que também não deixam nada a desejar quando o assunto é cerveja: a República Tcheca.

O país é de fato celeiro de muita tradição na fabricação de cerveja e ao longo de muitos anos nos brinda com verdadeiras joias etílicas. Uma delas é a cerveja que apresento hoje para vocês, a 1795 Original Czech Lager.

Como o próprio nome já diz ela é do tipo Lager (o mesmo tipo da Heineken, por exemplo) e apresenta sabor amargo na medida certa, além de ser bem refrescante – ideal para ser degustada sem moderação em países quentes como o Brasil (lembrando sempre de que se você for beber muito nem pense em pegar o carro).

A cerveja é produzida na cidade de Budweis, na região da Bohemia, pela cervejaria mais antiga da região: a BMP - Budejovicky Mestansky Pivovar; que por sua vez foi fundada em que ano? Tempo para a resposta... É claro que em 1795, daí o nome da cerveja. Inclusive a cidade de Budweis é referência mundial em produção de lagers no mundo há mais de 700 anos.

A 1795 é fabricada seguindo rígidos e tradicionais processos, com malte próprio e o lúpulo de Saaz e água de fonte própria retirada de mais de 270 metros de profundidade resultando em uma Premium Lager de cor dourada que é um verdadeiro convite para um brinde. Outro fator que a torna referência de qualidade é fato de atingir os mais elevados padrões estabelecidos pela "denominação de origem controlada" (DOC) determinados pela União Européia, exclusivamente para cervejas produzidas na cidade de Budweis. Essa denominação é uma espécie de “tombamento cultural” que produtos alimentícios ganham atestando sua procedência e mantendo as origens culturais da fabricação de queijos, vinhos, azeites, cervejas, entre outros itens.

Ocorre que, como alguns já devem ter percebido, a cidade de Budweis tem nome muito semelhante ao da cerveja norteamericana Budweiser e há um certo impasse com relação a isso. Por conta da DOC, a União Europeia decretou, como critério de identificação das cervejas produzidas nessa região, o uso do termo “Budejovické Pivo” ou “Budweiser Bier”, indicando a procedência da região onde é produzida. O que inevitavelmente gerou muita polêmica com a fabricante dos Estados Unidos que já havia “copiado” a denominação de cervejas da cidade Tcheca, como sua chancela e marca registrada no país. Inclusive existe na República Tcheca uma cerveja cujo nome comercial é Budweiser, produzida pela Budejovicky Budvar, que é hoje proibida de ser vendida (com este nome) na Terra do Tio Sam. Que rolo, hein?

Mas como não temos nada a ver com esse impasse, bora abrir uma garrafa de 1795, uma cerveja com qualidade atestada pela União Europeia e pelo Vamos bebber?, e partir para o abraço!
















Ficha técnica:

Tipo: Premium Lager
Teor Alcoólico: 4,7%

Nenhum comentário:

Postar um comentário