terça-feira, 21 de julho de 2020

ESPECIAL: Cervejas Especiais e os Vingadores



Em 21 de Julho de 2020 o Universo Nerd celebra uma data que se tornou, ao menos para mim, inesquecível: o dia em que o Filme “Vingadores Ultimato” se tornou a Maior Bilheteria da História. Como já puderam ver em muitos Posts nos Perfis do VAMOS BEBEER nas Redes Sociais, me tornei grande fã do Universo Cinematográfico Marvel (em especial do Capitão América) e, nesta semana, ao melhor estilo Manopla do Thanos, reunirei 6 Cervejas Especiais cujos brindes terão como intenção a BEBEERmoração deste momento tão marcante em nosso planeta. Afinal, há pouco mais de um ano se encerrava uma Grande Saga Cinematográfica a qual defino como o Maior Evento da Cultura Pop deste Século. Quem vem junto conosco é a Casa Flora Importadora. VAMOS NESSA? Então, VAMOS BEBEER’S, AVANTE!


“I’m the Beer Man!”
Consegui barganhar com o Titã Louco dizendo que era digno de usar a sua Manopla nesta semana especial por aqui. Então chame todo mundo que curte esse Universo para acompanharem nossos Posts. É tão simples quanto um estalo. VAMOS juntos!
 

#01 - Joia do Espaço + Fürstenberg Premium Pilsener



Primeira Joia a ser exibida nas telonas, a Joia do Espaço foi inicialmente introduzida com o Tesseract em “Capitão América: O Primeiro Vingador” (2011). Seu poder? Realizar viagens interdimensionais. Nada mal um poder como esse em um momento em que estamos tão distantes de todos, não?! Ainda mais se pudermos ter como companheira de viagem a Fürstenberg Premium Pilsener




Esta bela German Pilsener chega por aqui trazendo no visual coloração amarelo palha com leve opacidade e espuma bem formada (mas de baixa persistência). No aroma, toques de pão, biscoito e lúpulo floral bem elegante, delicado e fresco. Na boca notam-se toques de pão, biscoito e leve sensação de crisp. O amargor e o corpo são médio-baixo e essa cerveja gera muita salivação chamando para outros goles. Ideal para BEBEER aos litros em dias quentes (4,8% de Teor Alcoólico). Como sabemos que os filmes dessa saga são muitos, já separe seu balde de pipoca para harmonizar com ela neste começo de viagem. Eis uma pedida que une os sabores de um clássico cervejeiro com o petisco mais tradicional dos amantes da sétima arte!


#02 - Joia da Realidade + Red Stripe Lager


Segunda Joia a ser apresentada no UCM, a Joia da Realidade apareceu no filme “Thor: O Mundo Sombrio” (2013) sendo chamada de “Éter” (ou “Aether”) e tem como poder tornar qualquer desejo real quebrando ou eliminando as leis do universo físico (sendo a joia mais poderosa e mais difícil de controlar e utilizar). O meu maior desejo no momento é o de que a Pandemia passe logo e que todos nós estejamos SUPER saudáveis. Mas, para hoje, desejo muitos copos cheios com a Red Stripe Lager.




American Premium Lager, esta belezinha carismática é bastante famosa e agrada bastante ao paladar dos brasileiros. É aquela American Lager padrão, bem leve e refrescante. No visual ela se apresenta com coloração amarelo palha com leve opacidade e espuma bem branquinha (de baixa persistência). Tanto no visual quanto no aroma notam-se toques de malte que lembra biscoito e lúpulo bem sutil. Inclusive, na boca, destaca-se leve sensação de crisp. Cervejinha com baixo amargor, que gera salivação e convida para muitos goles (4,7% de Teor Alcoólico). Ela é tão amigável, que transforma praticamente todo tipo de alimento em sua grande companhia. Minha sugestão da vez? Salgadinhos como as Batatas Chips e aquele famoso triangular alaranjado com sabor picante.



#03 - Joia do Poder + Leopoldina American Pale Ale



Com esse nome já é possível imaginar como essa joia é poderosa. Ao passo de que a Joia do Poder confere ao seu detentor o poder de exterminar um planeta e toda vida nele. Ou seja: somente uma pessoa muito forte pode usá-la sem se desintegrar. Ela apareceu primeiro no filme “Guardiões da Galáxia” (2014) e por aqui ela chega com o poder lupulado da Leopoldina American Pale Ale.



Fidelíssima ao estilo, ela já nos faz salivar logo quando aberta por já liberar no ar e frescor do seu aroma. A coloração é alaranjada com reflexos dourados, sendo possível também ver bolhas subindo pelo copo – a espuma tem boa formação, mas baixa persistência. No aroma surge em primeiro plano nuances frutadas bem frescas lembrando manga, maracujá, papaia, tangerina... O maltado é presente de modo leve lembrando pão doce (o resinoso também se faz presente). No sabor tudo isso se confirma. O final de boca é levemente seco com o frutado de fundo chamando para mais goles. A carbonatação é muito boa e o maltado surge dando estrutura para o corpo, mas pouco destacado na boca. Tanto o amargor quanto o corpo são médio-alto. QUE SUPER APA (5% de Teor Alcoólico)! Então como dia de sofá com filme também combina com noite da pizza, é só harmonizá-la com Pizza de Pepperoni – ao melhor American Way Of Eat.



#04 - Joia da Mente + Paulaner Münchner Hell



Com destaque no filme “Vingadores: Era de Ultron” (2015), a Joia da Mente estava dentro do cetro de Loki e tem, claro, o poder de controlar a mente das pessoas. Foi através dela que Tony Stark e Bruce Banner criaram a inteligência artificial chamada de Ultron. A Joia foi também implantada na testa do Visão que ganhou as habilidades de voo, super-força, mudar a matéria do próprio corpo, ultrapassar qualquer objeto ou pessoa e disparar energia diretamente da joia. Ao passo de que neste Especial Heróico-Cervejeiro do VAMOS BEBEER, ela chega sendo representada por uma das minhas cervejas favoritas: a Paulaner Münchner Hell.


A “Clara de Munique” é uma cerveja TOP OF MIND quando pensamos no seu estilo. Já encanta pelo visual amarelo palha com espuma de boa formação e persistência. No aroma toques de malte que lembram pão, biscoito e o sutil lúpulo floral. O sabor confirma o aroma, entregando também leve sensação de crisp. Cerveja de boa carbonatação, refrescante e que abre o apetite. O amargor é bem leve e o corpo é médio-baixo sendo fácil de BEBEER (4,9% de Teor Alcoólico). Um amor inevitável! Certamente quando degustada não sai mais da cabeça de quem a provou. Formando uma SUPER DUPLA com uma porção mais gourmet de batatas assadas com sal grosso, azeite e ervas (como alecrim, orégano e ervas de Provence).


#05 - Joia do Tempo + Fürstenberg Black Forest


Tendo aparecido no filme “Doutor Estranho” (2016), a Joia do Tempo também tem um nome autoexplicativo. Ao passo de que seu detentor pode ser transportado a qualquer momento (seja no passado ou no futuro) tendo total domínio sobre a dimensão temporal podendo até manipular acontecimentos e alterar o rumo da história. Inclusive, foi através dela que o Doutor previu como Thanos poderia ser derrotado pelos Vingadores (ela ficou guardada no Olho de Agamotto). A cerveja que a representa é a Fürstenberg Black Forest.



Outra representante do estilo Pilsner neste Especial, ela tem coloração amarelo palha com espuma de boa formação e persistência. No aroma os esperados toques de panificação (lembrando pão e biscoito) e de lúpulo floral. Na boca tudo se confirma, tendo como destaque o amargor médio, o final seco e a sensação de crisp. O corpo e o amargor são médio-baixo. Cerveja essa bem elegante, envolvente e marcante. Uma SUPER Pilsner que promove uma experiência bem diferente na degustação do estilo (4,8% de Teor Alcoólico). Ótima companhia para acompanhar uma boa porção da brasileiríssima coxinha.


#06 - Joia da Alma + Wäls Session Citra



Última a ser descoberta, a Joia da Alma apareceu no filme “Vingadores: Guerra Infinita” e quem a detém tem a habilidade de roubar, manipular e alterar as almas dos vivos e dos mortos. Portanto, dentro dela encontram-se almas coletadas de diferentes seres, aprisionados em um limbo perpétuo. Ou seja: sua obtenção é diferente de todas as outras: “Uma alma, por outra alma”. Deve se haver um sacrifício de vida para que ela seja conquistada. E quem a representa em nosso Especial? A Wäls Session Citra, cujos feixes de luz de seu rótulo nos trazem a esperança de um breve renascimento da nossa sociedade quando a pandemia passar.


Esta luz ilumina uma cerveja dourada com reflexos alaranjados cuja espuma é bem formada, mas de baixa persistência. No aroma lembra nuances de pão doce, leve caramelo, frutado cítrico (como manga e maracujá) e toque resinoso. Na boca o maltado chega em primeiro plano dando estrutura à cerveja. O frutado fica em segundo plano no fundo de boca, se somando a sensação de boca com final seco. O amargor é médio, o corpo médio-baixo e a carbonatação é presente. Apesar de ser uma Session, esta cerveja se apresenta como sendo uma pedida para ser apreciada mais na manha (3,9% de Teor Alcoólico). Para fechar a conta das harmonizações superheroicas desta semana, uma pedida clássica que vem do país onde está sediada a Marvel: Session IPA com Hambúrguer com cheddar, bacon e molho barbecue. Essa pedida toca o meu coração!


SUPEROBRIGADO!



E é isso aí, SUPERSEGUIDORES!

Chegamos ao fim da nossa SUPERSAGA CERVEJEIRA em homenagem ao Filme “Vingadores Ultimato”. Esperamos que tenham curtido todos os posts que foram produzidos com todo o carinho por nós.

Um SUPEROBRIGADO a todos vocês! Um forte abraço da Equipe VAMOS BEBEER!

-----

CONTEÚDO: Renan Geishofer - Jornalista e Sommelier de Cerveja (O Marido)
ARTES: Danielle Vogel Segato - Radialista (A Esposa)

[Especial de Posts produzido com informações dos Sites Poltrona Nerd, Aficionados e Omelete]