quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Vamos Bebeer no COD (Craft on Draft)


Uri Benedykt é daqueles caras de papo fácil e que em cinco minutos de conversa já demonstram ter total conhecimento e domínio da sua área de atuação profissional. Também pudera. Ele acumula mais de 10 anos de experiência na área comercial e, como nós, paixão crescente pelas cervejas especiais (desde 2002). Uri já passou por muitas áreas do mercado cervejeiro. Começou comprando rótulos e montando cartas para estabelecimentos como a The Dog Haüs, trabalhou em importadoras como a Lorch e montou a operação da Get Your Beer (onde despertou seu olhar para preciosidades e cases de sucesso fora do país). Em 2015 passou a importar insumos como malte, lúpulo e leveduras na Realli - experiência que o colocou em contato com produtores nacionais. Co-fundou o The Tap Haüs, no Itaim, onde foi sócio até final de 2015. Toda sua experiência permitiu que hoje pudesse abrir uma casa com próprio conceito de negócio: o bar Craft on Draft.

A concepção do projeto

Fachada do Bar - Foto: Divulgação

O COD surgiu em São Paulo de maneira muito discreta sem ter tido um evento oficial para sua inauguração fruto de um projeto que Uri já trazia consigo há três anos. Sua inspiração? Um bar que ele viu em Singapura. Era 28 de dezembro de 2015 quando o empresário passou com um amigo em frente ao imóvel que estava para alugar. Ele entrou, viu a estrutura e decidiu que era este o ponto certo para abrir sua sonhada nano-choperia. “Eu já sabia que a FAAP (vizinha ao bar) perdeu muitos alunos e estava sem grande frequência. Mas pensei: ‘Não é possível que aqui no bairro (Higienópolis) não se tenha uns 300, 400 caras que tomem cerveja’. Vi que cabia a câmara fria, a cozinha, a operação... Em questão de 60 dias estava tudo pronto. Foram mais 30 para finalizar questões da marca. Em abril ainda segurei um pouco os últimos acertos dos pormenores e abrimos em maio”, resume. A escolha pelo mês de maio também se fez coerente porque daria tempo de toda a operação da casa se organizar durante os meses de junho e julho que são meses de inverno e férias (ou seja: de baixo movimento).

A aposta no projeto de Uri busca trazer ao Circuito Cervejeiro Paulistano um espaço para que o público apenas curta sua cerveja em um ambiente “limpo” dos estereótipos do Mercado. Ou seja: um local onde não se proponha apenas o lado da degustação de cervejas nos aspectos técnicos e de promoção de educação cervejeira. Lá você pode pedir seu chope e degusta-lo à sua maneira enquanto bate papo com seus amigos. “Vim resgatar aquele prazer de tomar cerveja, bater papo, fazer amigos no bar e beber pelo puro prazer de beber sem compromisso e sem frescura”, analisa.

Imagem estampada na parede lateral da casa
Foto: Divulgação
“Sempre gostei muito das marcas Mikkeller e To Øl e de todo o Movimento Escandinavo de Cervejas. Acho essa corrente sensacional não somente pela cerveja como na gastronomia. Afinal, a vanguarda está lá”, destaca Uri que também buscou nessas marcas a sua referência para o projeto de definição da arquitetura e comunicação visual da sua marca. Desenho que teve a assinatura da Agência Questto|Nó. “Misturamos o sintético com o artístico para não ser nada muito masculino nem feminino. Afinal, hoje temos que ter o cuidado com essas questões de machismo e feminismo. Além de querermos sair do comum do Universo Cervejeiro criando algo moderno e com muita brasilidade”, explica Uri.

Detalhes das Bolachas de Chope do COD | Craft on Draft
Foto: Montagem Vamos Bebeer

Detalhes da decoração
Foto: Vamos Bebeer
Adesão do público

E mesmo sem ter feito muito “barulho” na inauguração, o COD teve uma rápida adesão do público que fica na casa diariamente até 1 da manhã – adesão que se ampara também no fato de a casa não ter concorrentes diretos no bairro a na região (Pacaembu, Perdizes, Santa Cecília, Vila Buarque, Higienópolis e até um pedaço dos Jardins). E quando indagado sobre qual é o perfil do seu público, Uir brinca: “Entre 18 anos e estando vivo” (em referência ao fato de que o público da casa é muito variado).

As cervejas

A casa oferece 10 torneiras de chope sendo duas fixas com rótulos exclusivos da casa e oito rotativas entre nacionais e importadas. As cervejas da casa (degustadas pelo Vamos Bebeer) são dos estilos Pilsen e IPA. 






Chope COD Pilsen
Foto: Vamos Bebeer
A COD Pilsen

O estilo foi escolhido como sendo o que atende a um consumo padrão de todos os consumidores que bebem cerveja. Ela tem base de uma Bohemian Pilsner mesclando com uma German Pilsner. “Trabalhamos com o malte para que o cliente tenha a real percepção de estar tomando uma cerveja Puro Malte”, explica Uri. É uma cerveja muito leve, refrescante, com boa presença de malte e do lúpulo tanto no aroma quando no sabor. Seu amargor não é agressivo e seu corpo baixo torna-se um convite para um próximo gole (em virtude também do seu alto drinkability).









Chope COD IPA
Foto: Vamos Bebeer
A COD IPA

O estilo foi escolhido como “Tendência de Consumo”. “Eu até teria uma Weizen no lugar e também uma Witbier. De modo que a IPA seria a minha última opção. Mas como a IPA vem tendo forte aceitação do mercado, a coloquei aqui”, destaca. A IPA é uma “IPA de Volume”. Ou seja: não tem amargor muito agressivo. É possível tomar vários Pints em sequência sem que o consumidor fique com o paladar muito “amargado”. Apresenta bom caráter maltado e muito frescor do lúpulo.












Inclusive, por falar em frescor, Uri revelou que suas cervejas são envasadas na quarta-feira de madrugada e na quinta-feira logo às 10h00 já estão chegando totalmente frescas e sem sofrerem muito desgaste no trajeto da Cervejaria Quinta do Malte (em Socorro/SP) até o bar.

Seu bolso pergunta: Os chopes de casa têm valor que variam de R$ 7,00 pelo Half Pint de Pilsen a R$ 52,50 a jarra de 2 Litros do Chope IPA

Mais do cardápio

Porções de Acepipes do COD | Craft on Draft
Foto: Divulgação
Como diferencial para petiscar, o COD resgata a “gastronomia de boteco”, com porções de acepipes tradicionais, como tremoço, picles, lingüiça apimentada e azeitonas recheadas, além de uma oferta semanal de queijos variados, embutidos artesanais e empanadas (provamos a Criolla Tradicional Argentina cuja receita remete às produções de Mendoza que é bem interessante e leva carne temperada refogada com passas, ovo cozido e azeitona sendo que todas são produzidas com massa semi-folhada). O cardápio de drinques ainda será ampliado, mas já é possível provar, por exemplo, os clássicos e tão em evidência Negroni e Gim Tônica; além de Uísques e outros destilados. Nem comprei copos para drinques. Sirvo em Pint e em Half Pint”, brinca o empresário.

Empanadas do COD | Craft on Draft
Foto: Divulgação

Detalhe do Barril onde se armazena o Drinque Negroni
Foto: Vamos Bebeer

Seu bolso pergunta: As porções e empanadas custam R$ 8,00. Já a tábua de queijos e a costela defumada custam R$ 35,00

Fica nossa sugestão de novo point cervejeiro que vocês devem conhecer.

Foi lá? Marque suas postagens com a hashtag #vamosbebeer para que possam Bebeer Juntos! ;)

Serviço – COD | Craft on Draft

Onde fica? Rua Alagoas, 900 (Higienópolis - São Paulo/SP)
E para falar com a casa? (11) 3938-5977
Que dia abre e em que horário? De terça a quarta das 17h00 às 00h00. Às quintas das 17h00 às 01h00. Às sextas e sábados das 17h00 às 02h00. Aos domingos das 15h00 às 21h00
Para mais informações acesse a Página da Casa no Facebook

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