Uri Benedykt é daqueles caras
de papo fácil e que em cinco minutos de conversa já demonstram ter total
conhecimento e domínio da sua área de atuação profissional. Também pudera. Ele
acumula mais de 10 anos de experiência na área comercial e, como nós, paixão
crescente pelas cervejas especiais (desde 2002). Uri já passou por muitas áreas
do mercado cervejeiro. Começou comprando rótulos e montando cartas para
estabelecimentos como a The Dog Haüs, trabalhou em importadoras como a Lorch e
montou a operação da Get Your Beer (onde despertou seu olhar para preciosidades
e cases de sucesso fora do país). Em 2015 passou a importar insumos como malte,
lúpulo e leveduras na Realli - experiência que o colocou em contato com
produtores nacionais. Co-fundou o The Tap Haüs, no Itaim, onde foi sócio até
final de 2015. Toda sua experiência permitiu que hoje pudesse abrir uma casa com
próprio conceito de negócio: o bar Craft
on Draft.
A
concepção do projeto
Fachada do Bar - Foto: Divulgação |
O COD surgiu em São Paulo de maneira muito
discreta sem ter tido um evento oficial para sua inauguração fruto de um
projeto que Uri já trazia consigo há três anos. Sua inspiração? Um bar que ele
viu em Singapura. Era 28 de dezembro de 2015 quando o empresário passou com um
amigo em frente ao imóvel que estava para alugar. Ele entrou, viu a estrutura e
decidiu que era este o ponto certo para abrir sua sonhada nano-choperia. “Eu já sabia que a FAAP (vizinha ao bar) perdeu
muitos alunos e estava sem grande frequência. Mas pensei: ‘Não é possível que
aqui no bairro (Higienópolis) não se tenha uns 300, 400 caras que tomem
cerveja’. Vi que cabia a câmara fria, a cozinha, a operação... Em questão de 60
dias estava tudo pronto. Foram mais 30 para finalizar questões da marca. Em abril
ainda segurei um pouco os últimos acertos dos pormenores e abrimos em maio”,
resume. A escolha pelo mês de maio também se fez coerente porque daria tempo de
toda a operação da casa se organizar durante os meses de junho e julho que são
meses de inverno e férias (ou seja: de baixo movimento).
A aposta no projeto de Uri busca trazer ao
Circuito Cervejeiro Paulistano um espaço para que o público apenas curta sua
cerveja em um ambiente “limpo” dos estereótipos do Mercado. Ou seja: um local
onde não se proponha apenas o lado da degustação de cervejas nos aspectos
técnicos e de promoção de educação cervejeira. Lá você pode pedir seu chope e
degusta-lo à sua maneira enquanto bate papo com seus amigos. “Vim resgatar aquele prazer de tomar
cerveja, bater papo, fazer amigos no bar e beber pelo puro prazer de beber sem
compromisso e sem frescura”, analisa.
Imagem estampada na parede lateral da casa Foto: Divulgação |
“Sempre
gostei muito das marcas Mikkeller e To Øl e de todo o
Movimento Escandinavo de Cervejas. Acho essa corrente sensacional não somente
pela cerveja como na gastronomia. Afinal, a vanguarda está lá”, destaca Uri que
também buscou nessas marcas a sua referência para o projeto de definição da
arquitetura e comunicação visual da sua marca. Desenho que teve a assinatura da Agência Questto|Nó. “Misturamos o sintético com o artístico para não ser nada muito
masculino nem feminino. Afinal, hoje temos que ter o cuidado com essas questões
de machismo e feminismo. Além de querermos sair do comum do Universo Cervejeiro
criando algo moderno e com muita brasilidade”, explica Uri.
Detalhes das Bolachas de Chope do COD | Craft on Draft Foto: Montagem Vamos Bebeer |
Detalhes da decoração Foto: Vamos Bebeer |
Adesão
do público
E mesmo sem ter feito muito “barulho” na
inauguração, o COD teve uma rápida adesão do público que fica na casa
diariamente até 1 da manhã – adesão que se ampara também no fato de a casa não
ter concorrentes diretos no bairro a na região (Pacaembu, Perdizes, Santa
Cecília, Vila Buarque, Higienópolis e até um pedaço dos Jardins). E quando
indagado sobre qual é o perfil do seu público, Uir brinca: “Entre 18 anos e estando vivo” (em referência ao fato de que o
público da casa é muito variado).
As
cervejas
A casa oferece 10 torneiras de chope sendo duas
fixas com rótulos exclusivos da casa e oito rotativas entre nacionais e
importadas. As cervejas da casa (degustadas pelo Vamos Bebeer) são dos estilos
Pilsen e IPA.
Chope COD Pilsen Foto: Vamos Bebeer |
A COD
Pilsen
O estilo foi escolhido como sendo o que
atende a um consumo padrão de todos os consumidores que bebem cerveja. Ela tem
base de uma Bohemian Pilsner mesclando com uma German Pilsner. “Trabalhamos com o malte para que o cliente
tenha a real percepção de estar tomando uma cerveja Puro Malte”, explica
Uri. É uma cerveja muito leve, refrescante, com boa presença de malte e do
lúpulo tanto no aroma quando no sabor. Seu amargor não é agressivo e seu corpo
baixo torna-se um convite para um próximo gole (em virtude também do seu alto
drinkability).
Chope COD IPA Foto: Vamos Bebeer |
A COD
IPA
O estilo foi escolhido como “Tendência de
Consumo”. “Eu até teria uma Weizen no
lugar e também uma Witbier. De modo que a IPA seria a minha última opção. Mas
como a IPA vem tendo forte aceitação do mercado, a coloquei aqui”, destaca.
A IPA é uma “IPA de Volume”. Ou seja: não tem amargor muito agressivo. É
possível tomar vários Pints em sequência sem que o consumidor fique com o
paladar muito “amargado”. Apresenta bom caráter maltado e muito frescor do
lúpulo.
Inclusive, por falar em frescor, Uri
revelou que suas cervejas são envasadas na quarta-feira de madrugada e na
quinta-feira logo às 10h00 já estão chegando totalmente frescas e sem sofrerem
muito desgaste no trajeto da Cervejaria Quinta do Malte (em Socorro/SP) até o bar.
Seu
bolso pergunta: Os chopes de casa têm valor que variam de R$ 7,00 pelo Half
Pint de Pilsen a R$ 52,50 a jarra de 2 Litros do Chope IPA
Mais
do cardápio
Porções de Acepipes do COD | Craft on Draft Foto: Divulgação |
Como diferencial para petiscar, o COD resgata a “gastronomia de boteco”, com porções de
acepipes tradicionais, como tremoço, picles, lingüiça apimentada e azeitonas
recheadas, além de uma oferta semanal de queijos variados, embutidos artesanais
e empanadas (provamos a Criolla Tradicional Argentina cuja receita remete às produções de Mendoza que é bem interessante e leva carne temperada refogada com passas, ovo cozido e azeitona sendo que todas são produzidas com massa semi-folhada). O cardápio de drinques ainda
será ampliado, mas já é possível provar, por exemplo, os clássicos e tão em
evidência Negroni e Gim Tônica; além de Uísques e outros destilados. “Nem
comprei copos para drinques. Sirvo em Pint e em Half Pint”, brinca o
empresário.
Empanadas do COD | Craft on Draft Foto: Divulgação |
Detalhe do Barril onde se armazena o Drinque Negroni Foto: Vamos Bebeer |
Seu
bolso pergunta: As porções e empanadas custam R$ 8,00. Já a tábua de queijos e
a costela defumada custam R$ 35,00
Fica nossa
sugestão de novo point cervejeiro que vocês devem conhecer.
Foi lá? Marque suas postagens com a hashtag #vamosbebeer para que possam Bebeer Juntos! ;)
Foi lá? Marque suas postagens com a hashtag #vamosbebeer para que possam Bebeer Juntos! ;)
Serviço – COD | Craft on Draft
Onde fica? Rua
Alagoas, 900 (Higienópolis - São Paulo/SP)
E para falar com a casa? (11) 3938-5977
Que dia abre e em que horário? De terça a quarta das 17h00 às 00h00. Às quintas das
17h00 às 01h00. Às sextas e sábados das 17h00 às 02h00. Aos domingos das 15h00
às 21h00
Para mais informações acesse a Página da Casa no Facebook
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