quarta-feira, 13 de março de 2013

Cerveja: Paulaner Oktoberfest Bier



Quando o assunto é cerveja um dos países que mais conhecem desse assunto é a Alemanha. Não tem jeito. Os alemães sabem mesmo como produzir as melhores cervejas do mundo. E não apenas produzir como também difundir o gosto dessa bebida ao redor do mundo, como por exemplo, com as comemorações da Oktoberfest. Para quem não conhece trata-se de uma festa que ocorre todo o mês de outubro e que teve origem na cidade de Munique e que tem o consumo de cerveja como tema principal.

Essa celebração ocorre também ao redor do planeta e foi justamente por conta dessa comemoração que indo a um bar aqui em São Paulo pude degustar uma das melhores cervejas que eu já bebi: a Paulaner Oktoberfest Bier. A marca realizou uma ação de marketing em bares paulistanos e por conta disso tomei a bebida em uma “senhora” caneca personalizada com capacidade para 1 litro de cerveja.


Paulaner Oktoberfest Bier só a cerveja oficial
da Oktoberfest alemã. Tem como ser ruim?
O nome da Paulaner tem raízes na Ordem dos Mínimos (Paulaner Orden, em alemão), uma ordem religiosa fundada por São Francisco de Paula em Neuhauser Straße, Munique no século XVI. A imagem do santo é a que estampa o logotipo atual das cervejas Paulaner. Os monges da Ordem dos Mínimos elaboravam sua própria cerveja desde 1634 e a cerveja Paulaner original era a que os monges ofereciam durante os dias de festa.

Em 1799 a Abadia de Kloster foi transformada em prisão e sua cervejaria adquirida pelo mestre cervejeiro Franz Xaver Zacherl, quem, a partir de 1813, continuaria a tradição dos antigos monges elaborando cervejas. Em 1994 o nome da cervejaria foi transformado em Paulaner Brauerei AG, que cinco anos depois, em 1999, passaria a ser a atual Paulaner GmbH & Co. KG.

O sabor da cerveja é daqueles que te deixam com vontade de ir logo para o próximo gole. Saborosa e refrescante na medida certa. Sem contar que tomar uma boa cerveja em uma caneca dessas torna a experiência ainda mais gostosa. Sem contar que essa breja é produzida especialmente para os festejos da Oktoberfest.

Ficha técnica:

Tipo: Oktoberfest/Marzen
Teor alcoólico: 6%

Nenhum comentário:

Postar um comentário