segunda-feira, 3 de abril de 2017

#VamosBebeerBR com Cervejaria Nacional


Olá cervejeiros e cervejeiras! Tudo bem?

Vocês sabem que o Vamos Bebeer será sempre um grande incentivador do Mercado Cervejeiro Brasileiro. Por isso, lancei no mês passado o Especial #VamosBebeerBR em que destaco em nossas Redes Sociais (Instagram / Facebook / Twitter) publicações sobre as cervejas produzidas por cervejarias que trazem aquele “quê” de brasilidade em suas produções e que destacam elementos da gastronomia ou da cultura do nosso povo.

O nosso primeiro destino foi a cidade de Goiânia da nossa querida Micro X e neste mês em que celebramos o Descobrimento do Brasil, queremos fazer um convite para que vocês antes de tudo redescubram a cultura e o folclore brasileiro com os aromas e sabores de uma Cervejaria que foi uma das grandes precursoras do Mercado Cervejeiro Brasileiro e Paulistano. E para você que soube ligar os pontos, confirmo: SIM! Ao longo de todo o mês de Abril traremos as democráticas e excelentes cervejas da Cervejaria Nacional!

Como tudo começou...

Confesso que quando conheci a história da Nacional passei a admirar muito esta Cervejaria. O início dela nos leva ao não tão longínquo ano de 2006 quando o projeto começou a ser desenhado na sociedade que se formou entre o economista Luis Fabiani (que se apaixonou pelo Mercado Cervejeiro nos anos 1990 em Nova York e depois também se tornou Mestre Cervejeiro) com o produtor gráfico Dudu Toledo (que era amigo e companheiro de degustações do Luis). O meu parceiro Marcus Ribas também é um dos sócios-fundadores da Nacional e está no negócio até hoje!

E foi Fabiani que trouxe para o Brasil um equipamento cervejeiro e começou a fazer suas produções caseiras de modo experimental e a cada nova receita, essa paixão foi ficando maior. O negócio era mesmo tão pequeno que certa vez uma reportagem sobre os caras tinha um foto dos dois com o destaque em texto que dizia algo como “eles são uma cervejaria”. O hobby os levou a uma confraria e antes de erguerem o brewpub em São Paulo eles eram fornecedores de alguns bares.

Sei que antes da Nacional a cidade de São Paulo também teve nos anos 1990 a presença de cervejarias como a Continental (inclusive, meu pai foi gerente de todas as casas que compuseram o grupo tanto em Sampa quanto em Blumenau, Florianópolis e Natal) e também a DaDo Bier. Mas foi em 2011 que a Nacional surgiu de fato no Bairro de Pinheiros e hoje se apresenta como sendo a primeira fábrica-bar paulistana. O que pode se considerar como algo coerente ao se analisar a história recente do Mercado Cervejeiro Brasileiro com enfoque nas Produções Artesanais (nicho em que se enquadra).

DaDo Bier
Outras importantes precursoras do Mercado Cervejeiro Brasileiro

Sobre o brewpub da Nacional

Localizado na Avenida Pedroso de Morais (entre as ruas Cardeal Arcoverde e Teodoro Sampaio em um ponto bem central de Pinheiros), a casa tem no térreo uma fábrica cervejeira profissional toda envidraçada permitindo que logo na entrada os clientes possam ver de onde saem as cervejas que entram nas torneiras de chope ou nas geladeiras do bar. No primeiro andar há o pub que reúne um balcão e muitas mesas ao longo de um corredor que vai quase até o limite do terreno do imóvel. Já no segundo andar, um salão mais largo e amplo acomoda mais mesas (espaço mais intimista que, inclusive, pode servir para reuniões corporativas e já teve até casamentos rolando por lá) tendo ao fundo uma parede de vidro que mostra a movimentação na cozinha. Tudo com uma decoração rústica  e intimista bem com a cara dos típicos espaços cervejeiros.

Chope Cervejaria Nacional
Detalhes das torneiras de chope da Cervejaria Nacional


Mas e as cervejas?

Com um conceito extremamente tupiniquim, as cervejas da Nacional trazem estampados no rótulo nomes e gravuras de alguns personagens do nosso folclore: a Iara, a Dama de Branco, a Mula Sem Cabeça, o Curupira e o Saci Pererê. Além dessas que são as cervejas da linha fixa da casa, há sempre receitas sazonais que são produzidas pela casa todos os meses (tanto de produções exclusivas da Nacional quanto em parcerias com outras cervejarias ou mestre-cervejeiros). Por exemplo, agora em Março a Nacional produziu o Chope Verde e uma Irish Red Ale em comemorações ao St. Patrick’s Day. Ou seja: muitas datas comemorativas são lembradas pelos cervejeiros da Nacional.

Cervejas da Cervejaria Nacional
Cervejas sempre fresquinhas direto do tanque!

Cervejaria Nacional em Ribeirão Preto

Em julho de 2016 a Nacional ampliou sua atuação no Mercado Brasileiro com a sua instalação na cidade de Ribeirão Preto (uma das cidades mais cervejeiras do estado e do país) no Shopping Santa Úrsula. A estrutura do local tem capacidade de produzir até 3 mil litros de chope por mês. E todas as produções, tanto em Sampa quanto em Ribeirão podem ser também bem acompanhadas das delícias que saem da cozinha. E todas as opções, desde as entradas até as sobremesas, harmonizam com as cervejas da casa. Eu mesmo já comprovei muitas vezes a veracidade dessa questão, viu?! Tem até pão produzido com o bagaço do malte, drinques e milk-shake produzidos com as cervejas da Nacional. A casa também abre para almoço.

Sa'Si Stout
Harmonizações testadas e aprovadas pelo Vamos Bebeer
Esquerda: Kurupira Ale + Queijo Coalho com Melado de Cerveja
Direita: Sa'Si Stou + Bolinho de Arroz Arbóreo com Queijo


A Nacional em números

  • Em 2015 foram produzidos mensalmente quase 9 mil litros de cerveja por mês e engarrafados outros 3.600 litros;
  • Desse volume, cerca de um terço foi vendido na Unidade Pinheiros, outro terço para o varejo e o último terço para bares e restaurantes (através de uma redistribuidora, sendo que uma pequena parte para fora de São Paulo);
  • Capacidade de produção de 8 mil litros;


E fica o nosso convite para que nos acompanhem ao longo deste mês para que conheçam todos os rótulos da Cervejaria Nacional nas Redes Sociais do Vamos Bebeer!

Um forte abraço a todos e VAMOS BEBEER!

Para saber mais sobre a Cervejaria Nacional, acesse o site www.cervejarianacional.com.br

-----

Agradecimento especial ao parceiro Marcus Ribas pela atenção de sempre e pela confiança no Vamos Bebeer ao nos ceder os rótulos que serão apresentados ao longo deste mês! Valeu, Marcus! Tâmo junto! Forte abraço e sucesso à Cervejaria Nacional!

Nenhum comentário:

Postar um comentário