segunda-feira, 29 de maio de 2017

Vamos Bebeer no Lançamento da Cervejaria Guerrilha!


A cerveja vai salvar o mundo
“A cerveja vai salvar o mundo! Eu não sei como, mas vai.”

Esta imagem é muito comum de ser vista de tempos em tempos pelas Redes Sociais dos entusiastas do causa cervejeira. Há quem diga que o Catolicismo só vingou no mundo porque os padres prometiam cerveja aos fiéis depois das missas. Há quem defenda que muitos conflitos bélicos ao longo da História podem ter sido resolvidos tendo a cerveja como elemento de destaque. Há quem acredite que o homem só se estabeleceu em sociedades em decorrência do desejo de se produzir cerveja. O que não faltam são teses que defendem esta bebida tão cultuada e amada ao longo da História da Humanidade. E esse poder transformador da cerveja surge como principal ingrediente do trabalho de uma equipe de Cervejeiros que lançaram uma Cervejaria no final de 2016 cujo conceito tem tudo a ver com a urbanidade cosmopolita de Sampa: a Guerrilha!

A marca chegou com três estilos de cerveja que atendem bem a todos os perfis de consumidores, mas o que mais me chamou a atenção foi o conceito do layout dos rótulos que trazem elementos urbanos como tênis, bicicleta, grafites e os tão carismáticos lambe-lambes. E mais: a Guerrilha! também tem a intenção de envolver ações filantrópicas ao longo de sua jornada. Bem diferente, não?!

Guerrilha!


E, após um período de testes neste começo de ano, a Guerrilha! está com suas Operações Comerciais se iniciando neste finalzinho do mês de Maio e abaixo vocês acompanham o papo que o Vamos Bebeer teve com o Eduardo Eloi, idealizador/proprietário da cervejaria Guerrilha! quando do lançamento das cervejas – em evento que aconteceu lá na São Paulo Tap House. O Eduardo é natural de Mogi das Cruzes e mora em São Paulo há 10 anos!

Cervejaria Guerrilha!
Eduardo Eloi (idealizador/proprietário da Cervejaria Guerrilha!)

Agradeço aos sempre parceiros cervejeiros Luís Celso Jr e Rafael Gugliemi – ambos do BardoCelso.com – pelo convite e pela atenção que tiveram conosco durante todo o evento de lançamento da Guerrilha! Tâmo junto!

VAMOS BEBEER - Como vocês se conheceram? Como surgiu a intenção de fazer esse trabalho?

Eduardo Eloi - Na verdade é um projeto a quatro mãos em que eu desenvolvi o conceito da marca e o Igor Puorro é o Cervejeiro que está trabalhando na produção das Cervejas junto comigo. Sou cervejeiro desde 2012 (fiz curso em Vassouras/RJ) e como achei que precisávamos de um Cervejeiro ainda mais profissional, chamei o Igor e estou trabalhando mais na parte Comercial, mas o Igor é quem está produzindo e lapidando as nossas produções!

Nos conhecemos na Acerva Paulista, em 2015 entrei na Associação dos Cervejeiros de SP e fui Diretor de Eventos da Associação e o Igor estava na Associação como Presidente. Participamos de muitas atividades juntos e como eu sabia que ele estava querendo entrar para o Mercado Cervejeiro o convidei para o meu projeto da Guerrilha!

Guerrilha!

VB - Então a intenção da Linguagem Visual e o Conceito da marca você já tinha antes e precisava ter alguém para abraçar a causa contigo e você precisava de ajuda, aí se encontraram e foi um casamento bacana?!

EE - Exatamente. O Conceito da Guerrilha eu comecei a pensar a partir do momento em que eu comecei a fazer Cerveja Caseira que é algo apaixonante e é de fato um Movimento. Você conhece muita gente, faz muitos amigos e posso dizer que a minha vida mudou totalmente depois que eu comecei a fazer cerveja. E essa coisa de você participar de um Movimento que é uma coisa pequena no Contexto da Cidade e do Mundo, mas que muda as coisas, é o que me trouxe a ideia de fazer a Guerrilha! A ideia dela é ressignificar o que é a palavra Guerrilha. Não é o conceito de guerra, de violência... É o conceito de você mudar as coisas a partir de pequenos movimentos que você faz na sua vida de dentro para fora. Trazer coisas novas para as pessoas, fazer coisas legais como, por exemplo, oferecer um show de rock gratuito na rua como estamos fazendo... Quis trazer para o conceito da marca algo que fosse além da cerveja. Trazer o conceito de que a Guerrilha! pode melhorar a cidade e o lugar onde moramos. Por isso todo o conceito da marca é muito urbano (tênis, bicicleta, muros, grafite...). Queremos passar essa ideia.

Guerrilha!


VB - E você já tinha os estilos que queria produzir? Você definiu com o Igor?

EE - Isso é uma longa história... Eu queria desde o início lançar uma cerveja clara, mais leve para ter no portfólio e a partir daí ir para as “loucuras”. Então, a princípio, lançaríamos duas cervejas e a coisa foi acontecendo e acabamos com três cervejas.  Houve muita discussão entre nós e resolvemos ir para uma Witbier, uma Lager e uma IPA porque entendemos ser um portfólio que atende paladares diferentes. São cervejas de entrada que agradam ao público que já está acostumado a cerveja artesanal e também o público que ainda está descobrindo que é a grande massa de consumidores.

Podemos dizer que faz pouco tempo considerando que o projeto está rolando desde 2014. E na verdade era para ter sido lançada em 2015, mas apareceu o projeto daqui da São Paulo Tap House (em que sou Sócio) e uma coisa entrou no meio da outra e o projeto da cervejaria ficou estacionado. E muitos eventos da Guerrilha! devem rolar lá no bar!

VB - E estão produzindo onde? Com qual litragem inicial? Como está sendo o início do trabalho?

EE - É interessante porque estou terceirizando a produção e ela é de um tipo de parceira pouco usual. Ao contrário dos ciganos “padrão” coloquei equipamentos na Cervejaria Guilda GIV (em Barretos/SP) que estava precisando de equipamentos novos e conseguindo produzir cervejas ciganas com preço um pouco mais baixo do que o que as ciganas têm feito. Dentro da parceira eu também quero trazer a Guilda para ser divulgada em São Paulo. Compramos insumos e garrafas juntos e nessa economia que fazemos em conjunto conseguimos repassar para o preço final da cerveja que fica com valor mais baixo também! Quase como se fosse uma Sociedade mesmo! E a litragem inicial de produção total dos três estilos da Guerrilha! será de 2.500 Litros por mês.

VB - Quando foi que você se apaixonou por cerveja? O começo da sua relação com a bebida...

EE - Em 2011 quando foi estudar inglês passando por países como Inglaterra, Irlanda e Escócia. Como nunca tinha tomado cervejas como as que bebi lá, quando voltei ao Brasil procurei um Curso para fazer cerveja e no final de 2013 fui fazer o Curso de Tecnólogo em Vassouras (RJ) e comecei a ter ideias de fazer várias cervejas. Fui fazendo, fazendo, fazendo, até que a ideia foi amadurecendo, fui me aproximando de pessoas que foram me ajudando a fazer a coisa acontecer...

VB - E essa questão do trabalho filantrópico que vocês estão executando?

EE - A ideia é que a marca vá se construindo com o tempo, mas o conceito do princípio é estarmos juntos com todos os movimentos que envolvam cultura, voluntariado e de coisas boas e novas para as pessoas. É tão difícil falar disso sobre uma marca que ainda está no começo, mas eu acho que de pequenas coisas conseguimos ir montando e fazer esse conceito acontecer.

Mas e as cervejas?

Guerrilha!
As cerveja da Guerrilha!
(da esquerda para a direita: Witbier, Hop Lager e IPA)


Cervejaria Guerrilha!GUERRILHA! Hop Lager
4,5% de Teor Alcoólico

Cerveja dourada, brilhante e levemente opaca. No aroma destaque para o dulçor do malte, leve biscoito e o frescor mais cítrico do lúpulo. Na boca o lúpulo é bem mais perceptível em primeiro plano e o malte em segundo plano (lembrando biscoito) formando um sabor muito bacana. Corpo baixo, alta drinkability e extremamente refrescante! Para mim, é a melhor cerveja da Guerrilha!









Cervejaria Guerrilha!GUERRILHA! Witbier
5% de Teor Alcoólico

(Produzida com Pimenta Rosa, Zimbro, Coentro e Casca de Limão Cravo)

Cerveja de coloração amarelo pálido e levemente opaca. No aroma o destaque para a pimenta (o grande diferencial da cerveja) é bem notado em primeiro plano, sendo precedido pela presença do condimentado da semente de coentro e um leve frutado da casca de limão no segundo plano. Na boca os sabores são bem equilibrados e surpreendem por serem tão leves (ainda mais a pimenta). Cerveja de corpo baixo e alta drinkability. Em chope no dia do evento me pareceu melhor do que quando a degustei em garrafa em casa (quando, inclusive, quase não se formou espuma).



Cervejaria Guerrilha!GUERRILHA! IPA
5,5% de Teor Alcoólico

Cerveja de coloração dourada com leve alaranjado. No aroma as esperadas nuances cítricas de maracujá e leve manga, além do malte caramelado e que lembra também nuances de toffee. No sabor o cítrico do maracujá fica em primeiro plano, e o malte em segundo. Tudo de modo bem equilibrado e sem grandes surpresas. Tem corpo médio e boa drinkability.










Todas as garrafas são Long Neck de 310 ml e foram assim definidas para que sirvam de convite para que você possa BEBEER sua cerveja direto “no bico”!

Seu bolso pergunta: Cervejas com Valor Médio entre R$ 12,00 e R$ 15,00

Renan Geishofer - Jornalista e Sommelier de Cerveja

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