terça-feira, 14 de outubro de 2014

Cerveja: Grand Cru


Olá cervejeiros e cervejeiras! Tudo bem?

Dando sequência às nossas postagens especiais da “Semana DUM Cervejaria”, apresento hoje uma cerveja que tem tudo a ver com o nosso clima tropical ainda mais em São Paulo, de onde escrevo, que não chove de verdade nem sei há quanto tempo e o calor parece que resolveu ficar de vez. Refiro-me a um estilo cuja origem é belga e que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado brasileiro: o Witbier.

E a DUM Cervejaria lançou em 2014 no Festival Nacional da Cerveja em Blumenau a Grand Cru. Uma verdadeira obra de arte que também chama a atenção por causa de seu rótulo. E é sobre ele que quero começar a discorrer este texto.

“Le fils de l'homme”
A inspiração

No início do século passado – mais precisamente nos anos 1920 - surgiu um movimento artístico que questionava as crenças culturais vigentes até então na Europa. Era o surrealismo cujos artistas então se voltaram para produzir uma arte pautada unicamente na liberdade de expressão resgatando as emoções e o impulso humano.

Um desses artistas foi René Magritte (um dos maiores artistas surrealistas belgas). Olha aí a Bélgica novamente no nosso caminho... Ele no início da carreira foi designer de cartazes e anúncios e em seus quadros são metafóricos misturando elementos do dia a dia que são inseridos em contextos impossíveis de serem encontrados na vida real.

Tal qual o quadro “Le fils de l'homme” (”O filho do homem”, em tradução livre para o português) em que um homem engravatado tem o rosto coberto por uma maçã verde.


Quando a prateleira virou museu

Condizente com sua atuação de ser uma cervejaria que foge completamente da produção padrão de cervejas, a DUM bebeu da fonte de René Magritte e produziu o rótulo da sua Double Witbier inserindo uma laranja – ingrediente utilizado na produção de muitas Witbiers - no lugar da maçã verde e levou o rótulo para o Concurso de Rótulos do Festival Nacional da Cerveja de Blumenau em 2014. O resultado: medalha de prata.

O designer Magritte ficaria orgulhoso dos cervejeiros e do designer da DUM.

E a cerveja?

A cerveja Witbier leva os tradicionais elementos da cerveja (água, malte de cevada, lúpulo e leveduras) com o acréscimo de casca de laranja, sementes de coentro e trigo não maltado. Ou seja: é uma cerveja riquíssima em sabor e aroma, é refrescante, apresenta coloração pálida bastante característica e o aspecto visual é turvo (por não serem filtradas) com corpo médio e boa formação de espuma. E na Grand Cru ainda há a adição de aveia e trigo na receita.

Essa cerveja me surpreendeu e me agradou muito. Afinal, pude tomar uma cerveja feita com trigo e que não fica com aquele gosto persistente de trigo no fundo da garganta típico das cervejas Weiss.

A Grand Cru é ideal para dias quentes e para acompanhar pratos como: peixes, frutos do mar, risotos, comida japonesa, saladas e também para embalar aquele lanche da tarde com – obviamente - um bolo de laranja.

Uma curiosidade é que para produzir 2 mil litros da Grand Cru são necessárias cascas de 3 mil kg de laranja (a utilizada é a Bahia).

E em tempos de calor rigoroso e falta d’água, faça inveja aos amigos e sucesso no Instagram tomando uma Grand Cru à beira da piscina ou ao lado de um ventilador só seu. E, claro, marcando suas fotos com as hashtags #vamosbebeer e #semanadum.

Um forte abraço e “Vamos bebeer?”!

Ficha técnica:
Estilo: Double Witbier
Teor alcoólico: 5,8%

Seu bolso pergunta:
Preço médio: R$ 15,00 (355 ml)
Onde comprar? Loja Cerveja Store

Onde tomei?
Degustação no HB Beer (valor de R$ 20,00)

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